Cultura e Arte

Cultura (cultivo) da plantação de cana-de-açucar, cultura da plantação de café, cultura da plantação de mandioca, milho etc. Certamente muitos de nós já ouvimos estas expressões. Pois é, a palavra CULTURA é derivada do ambiente rural. Com o decorrer dos anos esta palavra ganhou um significado amplo e diversificado. Nos dias atuais a palavra Cultura tornou-se sinônimo de manifestações artísticas como música, dança, artes plásticas, teatro, pintura, cinema etc. Cultura é isso, mas não é apenas isso. Cultura é, também, o cultivo dos valores abstratos de uma comunidade ou sociedade, tais como: memória histórica, símbolos, genealogias; hábitos, costumes, crenças, tradições e idioma de um povo; linguagem, formas e modos de ser, fazer e comunicar; o “jogo” constante de influências que um indivíduo exerce sobre o seu meio e vice-versa, etc., etc. Dito isto, a maior certeza no que diz respeito à palavra Cultura é: todos os seres humanos possuem, em maior ou menor grau, desde que estejam vivos e convivam com outros seres humanos.

Não é tarefa fácil relacionar e ordenar as diversas expessoes artísticas ( e suas ramificações) que o ser humano produz, mas vamos lá.....

1. Música: música cantada, música insrumental
2. Artes plásticas ou Belas Artes: pintura, gravura, escultura, desenho
3. Artes Cênicas: teatro, dança, ópera, circo
4. Cinema, novela, vídeos
5. Banda desenhada (histórias em quadrinhos), cartoons (desenho animado), charges
6. Literatura: poesia, romance, prosas, contos, crônicas, cordel, parábolas, metáforas, fábula,épico, soneto, ode, hino, elegia, sátira.
7. Artes visuais: Fotografia, design gráfico, Moda, design de produtos, Arquitetura, Arquitetura de interiores (decoração), etc.