Coro

Um Coro ou Grupo Coral é um grupo musical composto, basicamente, de cantores, profissionais ou não, que são classificados conforme a tessitura de suas vozes. Um coro misto, com vozes masculinas e femininas, na música ocidental tradicional e erudita compõe-se de quatro vozes: Baixos, Tenores, Contraltos, Sopranos e, algumas vezes, suas variantes, Barítono e Mezzo-soprano que na verdade são o mesmo que: segundo Tenor e o segundo Soprano, respectivamente. Chamamos de Naipe cada uma dessas subdivisões. Um arranjo para Canto Coral tem a característica fundamental de um Arranjo Musical, e o Piano serve como o instrumento chave para o acompanhamento, quando necessário, aonde as quatro vozes do coral são representadas igualmente na partitura deste instrumento musical.

No Brasil o Canto Coral é amplamente difundido tendo recebido grande impulso com o trabalho de Villa-Lobos e seu canto orfeônico nas escolas. Na atualidade o canto coral é praticado em universidades, escolas e empresas e também por grupos profissionais que realizam um trabalho de grande aceitação

Coro A Cappella

Um grupo "a cappella" canta sem o acompanhamento de instrumentos. Cada naipe desenvolve uma parcela da harmonia da canção: usualmente um deles é responsável pela melodia de cada frase musical e os outros fazem o acompanhamento, como os instrumentos funcionam para o cantor.