parábola....

O Sapo e o Escorpião (parábola africana)

Certa vez, um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio. O escorpião vinha fazer um pedido:
"Sapinho, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?"
O sapo respondeu: "Só se eu fosse tolo! Você vai me picar, eu vou ficar paralizado e vou afundar."Disse o escorpião: "Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos." Confiando na lógica do escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio. No meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo. Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou: "Por quê? Por quê?" E o escorpião respondeu: "Eu não desejava fazer isso, mas sou um escorpião e essa é a minha natureza."


Como podemos ver acima parábola é uma narrativa simbólica e alegórica que usa elementos de uma cultura para transmitir algum ensinamento. Na Bíblia Sagrada encontramos uma parábola de profundo cunho artístico que foi contada por Jesus Cristo:


Mas, a quem assemelharei esta geração? É semelhante aos meninos que se assentam nas praças, e clamam aos seus companheiros, E dizem: “Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes.”